segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Literatura além das grades

Literatura além das grades
             

        Stela Guimarães recebe de Mano Zeu, do Cidade Nova, a doação dos livros de literatura em duplicidade para a campanha em prol da Biblioteca do Cresfi. Entrega foi na tarde de circo na comunidade (13). Foto: Rodrigo Cupelli.
Uma campanha lançada pela colega Stela Guimarães, da Divisão de Imprensa (CSIM.GB), está recolhendo livros de literatura para aumentar o acervo do Centro de Ressocialização Feminino de Foz do Iguaçu (Cresfi).
 
A ideia surgiu na semana passada, quando a jornalista acompanhou a entrega simbólica dos 32 chuveiros instalados no local, por meio de um repasse financeiro da Itaipu.

  Segundo a jornalista, a procura pelos livros é alta. Uma lei estadual, aprovada como projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Paraná, instituiu o Projeto Remição pela Leitura. A iniciativa permite o abatimento da pena em quatro dias a cada livro lido e resenhado, com limite de um livro por mês.

“Vi a estante de livros e questionei se os exemplares eram suficientes para a demanda. O diretor da unidade disse que há poucos livros de literatura no acervo”, disse Stela, que já recebeu cerca de 50 livros desde o início da campanha, na sexta-feira (11). “Nesse fim de semana, a Biblioteca Comunitária do Cidade Nova repassou vários exemplares repetidos do acervo deles e alguns colegas já me procuraram para doarem também”.
Segundo Stela, a proposta principal é estimular a leitura. "Não é apenas ajudar na remissão da pena, mas ajudá-las na ressocialização e disseminar a literatura, uma forma de elas viajarem mesmo enclausuradas", afirmou Stela.

 Os livros passarão por uma triagem, conforme orientação do Departamento de Execuções Penais do Paraná (Depen). O que não puder ser entregue à biblioteca do Cresfi será repassado à biblioteca do Cidade Nova.
 
O Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu vai adquirir estantes para a ampliação da biblioteca, com a campanha. Segundo a presidente do conselho, Luciane Ferreira, outra necessidade é a de voluntárias para capacitarem as presas na elaboração das resenhas.

“Elas leem, mas muitas vezes não sabem como fazer as resenhas”, afirmou. Hoje, o Cresfi abriga 252 mulheres em três regimes: provisório, semiaberto e fechado.
 
Como ajudar

Quem quiser contribuir pode entrar em contato com a Stela pelo ramal 5003, via notes (stelagui@itaipu.gov.br) ou encaminhando livros de literatura à colega na Divisão de Imprensa, no Centro Executivo

Fonte e Foto: JIE

0 comentários:

Postar um comentário